Polícia Civil do Paraná e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) realizaram na sexta-feira, 20, a Operação Cama de Gato, focada em 36 mandados judiciais contra uma organização criminosa interestadual denunciada e envolvida no tráfico de drogas,armas e lavagem de dinheiro.
A operação ocorreu em cidades do norte do Paraná Carlópolis, Salto do Itararé e Sabáudia e em São Paulo em Piraju, Ribeirão dos Índios, Paranapanema e Chavantes na região.
No total, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio patrimonial de veículos pertencentes a membros do grupo. A organização criminosa era responsável por tráfico interestadual de drogas, exploração de casas de prostituição e crimes patrimoniais de grande valor segundo o GAECO.
Conforme a apuração inicial integrada do MPSP e da PCPR, foi possível detectar a venda de armas e drogas entre organizações criminosas do Paraná, de São Paulo e também do Rio de Janeiro. O aprofundamento das investigações do Gaeco paulista apontou para o possível envolvimento de quatro policiais civis de São Paulo no esquema, sendo dois de Piraju, um deles vereador na cidade.
Ainda conforme o MP, as investigações revelaram a existência de uma rede criminosa com atuação concentrada em Carlópolis, mas com ramificações em outros estados. Além disso, os investigadores descobriram que o grupo revendia armas e munições, até mesmo de grosso calibre, para outras facções criminosas. De acordo com a polícia, o grupo criminoso comercializava pistolas, fuzis, submetralhadoras e até metralhadoras por valores entre R$ 25 mil e R$ 125 mil.
“A organização mantinha uma complexa rede de contatos com fornecedores de drogas em grande escala e armamentos de grosso calibre. Alguns dos fornecedores, localizados no norte do Paraná, também são alvos da operação”, afirma o delegado Pedro Cáprio, da Polícia Civil do Paraná.
Com informações Luciano Balarotti - Repórter - Grupo Ric Paraná
Veja mais vídeos sobre o caso.