(Fotos Diário Cidadão)
Na tarde desta quinta-feira (14), foi encontrado o corpo de Rafael Ferreira, de 22 anos, natural de Ourinhos (SP), em um açude na Fazenda São Francisco, em Timburi. Ele era o principal suspeito de uma tentativa de feminicídio contra sua ex-namorada, Sabrina Almeida, de 18 anos, que permanece internada em estado grave na UTI da Santa Casa de Ourinhos.
O caso, que configura uma tentativa de feminicídio, ocorreu na madrugada de quarta-feira (13).
A jovem, estudante de Odontologia, foi raptada e depois foi esfaqueada pelo ex-namorado, sendo ferida gravemente no pescoço. Ela voltava da faculdade acompanhada de uma amiga quando foi abordada por ele, que, utilizando uma arma de brinquedo, a forçou a entrar em seu carro. A amiga conseguiu informar os familiares e acionar a polícia.
Após o ataque, foi socorrida pelo Samu e levada, inicialmente, para a Santa Casa de Bernardino de Campos, onde deu entrada em estado grave. Em seguida, foi transferida para a Santa Casa de Ourinhos, onde passou por cirurgia. Do lado de fora do carro, a polícia encontrou uma faca, que teria sido utilizada para ferir o pescoço da jovem.
A vítima já havia obtido uma medida protetiva contra o ex-namorado em 4 de novembro, após o término do relacionamento, devido a ameaças e perseguições. Mesmo com a proteção judicial, ele continuou a intimidá-la. A polícia já havia solicitado sua prisão preventiva e temporária por tentativa de feminicídio e descumprimento da medida protetiva.
Segundo informações após o ataque à ex- namorada, o suspeito bateu o carro e fugiu a pé para uma área de mata. As buscas contaram com o apoio do helicóptero Águia e da Polícia Ambiental, sem sucesso. Somente na tarde de quinta-feira, o seu corpo foi encontrado boiando no açude da Fazenda São Francisco por um segurança da propriedade rural, que avisou as autoridades.
No Brasil, o feminicídio é uma forma de homicídio qualificado, aplicado quando uma mulher é atacada em razão de sua condição de gênero. Mesmo que a vítima sobreviva, casos de violência doméstica ou desprezo à condição de mulher podem ser enquadrados como tentativa de feminicídio. Neste caso, o crime foi motivado pelo fim do relacionamento, levando o agressor a atacar Sabrina, mesmo após ela ter obtido proteção legal.
A Polícia Civil investigará as circunstâncias da morte do suspeito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ourinhos para a realização de exames periciais.
O ex- namorado
Sabrina em foto postada nas redes sociais por familiares e amigos
pedindo orações
O veículo após o acidente. Sabrina foi encontrada com cortes no pescoço. Ao lado do carro a faca usada na tentativa de feminicídio.