seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

GERAES: PIRAJU E REGIÃO

Postado à, 139 dias atrás | 6 minutos de leitura

GERAES: PIRAJU E REGIÃO
Comitês
O final de semana foi bem movimentado com candidatos a prefeito de Piraju inaugurando mini comitês. Foi a época daqueles comitês gigantes de entra e sai de pessoas com pedição de pagamento de contas e carros pra lá e prá cá. Hoje as campanhas têm que respeitar as criteriosas e justas regras eleiorais e além das visitas candidatos tem que estar em dia nas redes sociais e wahtsapp. Tudo isso é uma gastura de tempo e energia.
 
Disputa
Por todo canto as pessoas querem saber quem vai disputar os primeiros lugares na reta final em Piraju.
Há quem ache de tudo e até apostas devem começar a rolar.
Na opinião desta coluna não haverá nessa eleição candidato com uma diferença de votação tão significativa do primeiro para a segundo colocado a prefeito como aconteceu algumas vezes na política local em poucas ocasiões.
 
Geraes
Esta Geraes  acredita que desta vez não haverá alguém que seja um fenômeno de votos na intenção do eleitor como houve em ocasiões do passado. As candidaturas que estão ai têm seus perfis já conhecidos e foram construídas com bastante esforço de cada um  e alguns até  já foram testados nas urnas em campanhas passadas. Assim preferimos crer que será voto a voto e com uma disputa bem equilibrada na reta final entre os favoritos que sem pesquisa confiável ninguém sabe quem serão.
 
Bonito
Conversando com um antigo político ele nos disse que vai ser até bonito de ver a disputa em Piraju desta vez. Uma voz vai fazer falta na apuração, uma não, mas algumas como a do jornalista Nelson Paula Meira e também de Oswaldo Corona. 
 
Mudança
Na opinião desse político com quem conversamos que já foi cobra criada, o eleitor hoje tem perfil diferenciado, é mais urbano, mais jovem e a maioria mulheres que estão no mercado de trabalho e vivenciando na pele muitos problemas para sustentar as famílias solos.
 
Redes
Mas com certeza, aquele que tiver a melhor proposta divulgada nas redes sociais pode convencer o eleitor. Por isso a Justiça Eleioral está monitorando tudo que possa ser irregular nessas redes para que o eleitor não seja confundido com fakes news e promessas fantasiosas.
 
Caminhadas 
 As caminhadas já  estão  acontecendo nas agendas da maioria dos candidatos em Piraju e região. O bairro Eldorado foi um dos pontos visitados nesta última semana. Lá há várias reivindicações dos moradores que ainda esperam algumas mudanças.
 
Orientações
Reunião de orientação da Justiça Eleitoral com os candidatos a prefeito e vereadores da comarca de Piraju ocorreu dia 19. Candidatos aos cargos de  Executivo e legislativo das cidades de Timburi , Tejupa , Manduri , Óleo e Piraju receberam as orientações da Justiça Eleitoral através do Juiz Eleitoral Dr. Tadeu Trancoso e do MP Eleitoral com o Promotor Dr. Francisco N. Mattosinho e também através do Cartório Eleitoral muito bem representado pelo Sr. Antônio Florindo, muito atualizado.
Algumas das orientações versaram sobre o cuidado para não  propagação de fake News e ataques pessoais fora da esfera eleitoral.
 
 
Outras orientações
As orientações foram tanto no prazo de campanha  que já está a todo vapor, como também para o dia da eleição, sempre problemático não só em Piraju, mas em cidades da região. A Justiça Eleitoral vai estar de olho nos lances daquela máxima que muitos das antigas ainda dizem: "eleição se ganha no dia".
 
Geraes- Retratar as causas e condições que vão eleger o próximo prefeito significa a capacidade de cada um dos pré- candidatos construir credibilidade e confiança perante o eleitor.
 
Zap zap 
Com a necessidade de encontrar seu eleior pessoalmente muitos candidatos a vereador estão deixando o zap-zap e indo pra cima das visitas em cada bairro, em ruas e nos conhecidos mais chegados onde buscam voto. Quem chega primeiro no corpo a corpo sempre leva vantagem.
 
Ataques
Há quem aposte que vão rolar ataques pessoais  fora da esfera eleitoral, aqueles de calada da noite, panfletos etc. Isso como em pleitos passados em Piraju e outras cidades da região. Sempre com conteúdos difamantes ao adversário.
É já, já que começa aquela história de alguns serem requisitados para passarem a noite em vigília. 
Uns vigiando outros. O grande diferencial é que desta vez uma coisa dessa poderá com justiça dar cadeia.
Assim aqueles que pensam que estão em campanhas da velha guarda vão colocando as barbas de molho e se espertando.