seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Dengue: enfermeira Pâmela explica Atendimento e prevenção

Postado à, 0 dias atrás | 2 minutos de leitura

Dengue: enfermeira Pâmela explica Atendimento e prevenção
A enfermeira Pamela, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Dr. Dalton Alvares D'ércolle, na Vila São Pedro, trouxe um alerta importante sobre a dengue e destacou o fluxo de atendimento da unidade. Embora a área tenha registrado apenas cinco casos confirmados até o momento, segundo boletim oficial do município, a profissional ressalta a importância da prevenção e do acompanhamento adequado dos sintomas.
 
Pamela explica que a unidade conta com uma sala de hidratação, organizada desde o ano passado, quando houve um alto número de casos na região. O fluxo de atendimento funciona da seguinte forma: ao chegar à unidade, o paciente passa pela equipe de enfermagem, onde pode realizar o teste rápido. Se houver necessidade, a pessoa também é avaliada por um médico. Nos casos em que a hidratação for recomendada, o paciente é encaminhado para a sala específica.
 
Ela enfatiza que, mesmo que o teste rápido dê negativo, a suspeita da doença deve ser levada a sério. "Se o paciente apresentar sintomas, a médica solicita hemograma e sorologia no terceiro dia de sintomas para confirmar o diagnóstico. Assim que há suspeita, já iniciamos o tratamento", afirma.
 
O tratamento da dengue baseia-se em hidratação e repouso. "Beber muita água e utilizar o soro oral são fundamentais. Não basta apenas a hidratação na unidade de saúde, a população precisa continuar se cuidando em casa", alerta a enfermeira.
 
Além dos cuidados individuais, a prevenção é essencial. Os agentes comunitários de saúde reforçam diariamente a necessidade de vistoriar os quintais e eliminar possíveis focos do mosquito. "Ele está danadinho! Qualquer acumulo de água pode ser suficiente para o mosquito se reproduzir", reforça Pamela.
 
O alerta é um chamado à conscientização de toda a população. Pequenos cuidados diários podem evitar a proliferação do Aedes aegypti e impedir um surto da doença na cidade.