seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Câmeras de monitoramento em 4 pontos de Piraju melhoram segurança

Postado à, 26 dias atrás | 3 minutos de leitura

Câmeras de monitoramento em 4 pontos  de Piraju melhoram segurança
Editoria local
 
A Estância de Piraju passou a contar neste mês de setembro com câmeras de monitoramento espalhadas estrategicamente por 4 pontos da cidade.
Através de um convênio assinado entre a Prefeitura de Piraju e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo,o município pode contar agora com 16 câmeras de segurança que gravam 24 horas por dia em vídeo de alta qualidade e monitoram quem entra e quem sai da cidade. As câmeras de monitoramento são importantes porque podem trazer mais segurança para pessoas e propriedades, inibindo ações supeitas e de criminosos e evitando furtos,injustiças e atividades ilícitas.
O projeto ficou por conta  da empresa MP Soluções que venceu a licitação para implantação das câmeras.
Foram escolhidos 4 pontos estratégicos da cidades: Descida do Nosso Teto, onde existe um grande fluxo de veículos; o Trevo de saída para Sarutaiá e Tejupá ; a Rotatória João de Morais,conhecida como rotatória do Peixe que liga as rodovias Raposo Tavares e Engenheiro Tomás Magalhães, com a avenida São Sebastião e por último no trevo da antiga Estação Sorocabana,que dá acesso às cidades de Ourinhos e Manduri.
 
Em cada ponto ficarão 4 câmeras, num total de 16. Doze câmeras já estão funcionando e mais 4 deverão ser instaladas em breve.As imagens gravadas em alta qualidade,permitem identificar não só o veículo,mas também a placa, oferecendo muito mais segurança para a cidade. 
A Prefeitura estuda ainda fazer parte do projeto Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, possibilitando assim a interligação dessas câmeras com as polícias Militar e Civil.
O sistema lançado em 2014 é composto por monitoramento por câmeras ; Integração de bancos de dados das polícias civil e militar e com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina .
Em 2023, o governo de São Paulo lançou o Muralha Paulista, que é considerado uma reedição do sistema Detecta.
As imagens inicialmente estão sendo monitoradas, gravadas e armazenadas em HDs pelo setor de informática da Prefeitura de Piraju.
Esse convênio foi possível com recurso do governo de R$ 150 mil.