Como definido por lei, o pagamento do consignado é automático sendo descontado da folha de pagamento todo mês. No entanto, em função do novo cenário financeiro, uma exceção mudou provisoriamente essa norma. Assim, os clientes podem adiar as parcelas do empréstimo consignado, nos bancos que oferecerem essa opção.
Veja a lista completa das instituições em que você pode solicitar a suspensão ou adiamento do desconto em folha.
3 bancos onde é possível adiar as parcelas do Empréstimo Consignado
O adiamento do desconto da parcela mensal do empréstimo consignado pode ser uma importante contribuição no momento atual.
Apesar de não ter nenhuma medida de lei que obrigue os bancos a concederem essa carência, alguns dos maiores bancos do país, decidiram, espontaneamente oferecer esse benefício aos seus clientes.
Leia também: Nova decisão nega a suspensão do desconto das parcelas do Consignado
Saiba quais são essas instituições e como solicitar a prorrogação do pagamento.
1 – Banco do Brasil

Clientes do Banco do Brasil podem adiar as parcelas do empréstimo consignado, a partir da solicitação realizada via aplicativo ou pelo site da instituição.
O prazo estendido pode ser de até 180 dias, mas pode variar conforme o tipo de convênio e operação.
Como solicitar o adiamento do pagamento?
Os clientes interessados podem acessar o serviço pelo aplicativo do BB (disponível para Android e iOS) ou pelo site (acesso pela conta) na opção “Empréstimos”. Em caso de dúvida, é preciso entrar em contato pelos canais de atendimento do banco ou com o gerente da conta.
2 – Banco Banrisul

Com ampla abrangência, o Banco Banrisul também permitirá que seus clientes adiem o pagamento das parcelas do consignado. O pedido, no entanto, precisa ser feito até o dia 15 de maio. Após esse período, novas adesões não serão aceitas.
A vantagem se aplica aos convênios vinculados à Secretaria da Fazenda (Sefaz/RS) e é válido por 90 dias.
Como solicitar o adiamento do pagamento?
Os clientes do Banrisul precisam fazer o download do aplicativo (disponível para Android ou iOS). A solicitação pode ser feita na opção “Minha conta” ou “Afinidade”. Em seguida é preciso clicar na aba “Empréstimos” e depois em “REPAC Crédito Consignado”.
3 – Caixa Econômica Federal (CEF)

Quem precisar adiar o pagamento do empréstimo consignado contratado pela Caixa Econômica Federal também pode fazer o pedido, sem burocracia.
A carência é de até 60 dias e se aplica somente há alguns convênios.
Como solicitar o adiamento do pagamento?
O serviço pode ser acessado pelo Internet Banking, App caixa (disponível para Android e iOS) e nos terminais de autoatendimento. O usuário deve procurar pela opção “Empréstimos”. Em caso de dúvida, é preciso entrar em contato pelos canais de atendimento do banco.
Cuidados importantes que devem ser tomados na renegociação
Adiar as parcelas do empréstimo consignado pode trazer o fôlego necessário no curto prazo. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns pontos: a começar pela formalização.
Por se tratar de uma renegociação da dívida que altera o seu vencimento, é de direto do consumidor exigir e ter uma comprovação de que a dívida foi renegociada. Outro ponto importante é que como a prorrogação é um entendimento das duas partes e as parcelas do empréstimo consignado têm valores fixos, não podem sofrer alteração.
Na prática, isso quer dizer que mesmo que o banco ofereça carência de qualquer período, não pode tornar inadimplente seus clientes e nem cobrar multas ou encargos.
Como o pagamento do consignado está vinculado com o benefício INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e com a folha de pagamento dos Servidores Públicos e Trabalhadores de empresas privadas, o adiamento prorrogará o vencimento da dívida.
Essas parcelas não pagas agora, geralmente, serão acrescentadas ao final do contrato. Portanto, não isentam o contratante do seu pagamento, apenas lançam sob novo vencimento.
Como a margem consignável limita o valor do desconto mensal, as cobranças não podem ser acumuladas. Essa é uma proteção a mais que os consumidores tem de que não vão pagar a mais, no mesmo mês.