seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

CPFL Energia abre Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética

Postado à, 137 dias atrás | 5 minutos de leitura

CPFL Energia abre Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética
O Grupo CPFL Energia abriu Chamada Pública de Projetos (CPP) de Eficiência Energética 2024. O edital já está no site empresa (https://www.grupocpfl.com.br/eficiencia-energetica/chamada-publica-energia).  Clientes do poder público, empresas privadas e instituições do terceiro setor poderão apresentar propostas para as áreas de concessão das quatro distribuidoras do grupo: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE. A CPFL avaliará a viabilidade de cada proposta e o atendimento aos requisitos de edital. O prazo final para submissão das propostas é 1º de julho.
Os projetos aprovados e selecionados serão financiados por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para realização em 2025. Podem ser submetidos projetos nas tipologias industrial, residencial, comercial, poder público, serviço público, iluminação pública e rural. Todos os critérios e regras de participação estão detalhados no edital. 
“O objetivo da Chama​da Pública de Projetos de Eficiência Energética é tornar o processo decisório​ de escolha dos projetos que serão implementados com recurso do Programa de Eficiência Energética da ANEEL mais transparente e democrático. Em 2023, a CPP recebeu 81 propostas, das quais 53 foram aprovadas, e 30 foram selecionadas por meio de Ranking para implementação, com valor total de R$ 10.157.993, beneficiando hospitais, entes públicos e empresas”, afirmou Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
 
Segundo ele, as possibilidades de utilização da energia de modo consciente são amplas, vão desde a renovação da iluminação pública em uma cidade até a troca de motores em sistemas de captação de água. A Fundação Pio XII, por exemplo, teve cinco projetos aprovados nas CPPs de 2018, 2019 e 2020, que beneficiaram as instalações do Hospital São Judas e do Hospital de Amor de Barretos. Cerca de R$ 7 milhões foram investidos na substituição de três chillers - mecanismo responsável pela refrigeração, por equipamentos mais eficientes, substituição de lâmpadas por tecnologia LED e implementação de mais de 624 kWp em energia fotovoltaica, gerando uma economia anual para a instituição equivalente ao consumo de 1.513 residências.
 
Sobre a CPFL Energia
A CPFL Energia está há 111 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês. 
É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. 
Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.  
Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas. 
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC). 
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.