O tempo corre e, muitas vezes, não nos dá a oportunidade de conversar, pensar adequadamente sobre o nosso voto para prefeito e vereador.
Por isso, quase sempre, só ouvimos os candidatos que chegam até nós pelas mídias, pelos folhetos em excesso (com pouca preocupação em relação à natureza), pelos recursos financeiros que dispõem e assim por diante...
Precisamos, portanto, buscar mais informações a fim de qualificar nossas reflexões e escolhas. Afinal, as eleições definirão, em grande medida, como vai ser a nossa vida e da comunidade nos próximos anos.
Quais assuntos são importantes para os munícipes da nossa cidade? Como esses assuntos têm sido cuidados, ou descuidados, nos últimos mandatos?
As causas que um ou outro candidato a vereador hoje defende, foram objeto de sua atuação durante o seu mandato (s)?
Por exemplo, quando um candidato defende a Cultura, a Educação, o direito de crianças especiais, os autistas, precisamos verificar se ele realmente exerceu ou tem uma postura de compromisso com essas bandeiras.
Da mesma forma, devemos observar os candidatos que estavam atuando em qualquer nível da administração municipal, checando a história deles em relação às propostas que defendem na campanha. São pessoas que têm realizações a apresentar ou apenas “tocaram o barco”?
É o voto de cada um de nós que vai definir a quem entregaremos a cidade, suas riquezas naturais, a Educação oferecida às crianças e jovens, a Cultura, o Esporte, a Saúde, a Agricultura, a Defesa Animal, o desenvolvimento do Turismo, a geração de empregos entre tantas outras demandas.
É importante escolher pessoas que tenham interesse pela cidade, que tenham vínculo genuíno com as causas que estão em suas propostas. Verificar quem realmente ocupou espaços de ação, muitas vezes de forma solitária, voluntária e sem recursos ou apoio público e que, apesar disso, expuseram-se, muitas vezes, pessoal e profissionalmente na defesa de seus ideais.
Fujamos daqueles candidatos que “abraçam” determinadas causas somente no calor da campanha eleitoral, porque perceberam o quanto a população estava mobilizada para tais temas.
Busquemos a coerência entre os discursos proferidos, alguns deles verdadeiros “cantos da sereia”, e a vida prática desses candidatos em sua trajetória.
Felizmente, em 2024, temos bons candidatos à nossa disposição!
Alguns, novos no cenário político-partidário local, porém, plenos de condições e vontade de ver a cidade desabrochar e de fazer o poder municipal retribuir à população a confiança que depositarem nas urnas.
A autora Professora Míriam Martins Inácio é Pedagoga e
Especialista em Gestão da Rede Pública pela
Universidade de São Paulo (USP), com extensa
e diversificada carreira na Educação,
aposentando-se como Supervisora de Ensino
Estadual de São Paulo. Reside em Piraju desde
2020, onde tem sua ascendência familiar.
Piraju, 12 de setembro de 2024.